Re: RRDTOOL

Amarildo,

A maquina que voce quer monitorar tem o daemon SNMP habilitado ?

Se nao ... voce precisara instalar o mesmo:

apt-get install snmpd

Assim se voce estiver trabalhando com o TARGET default do MRTG ... nao tera problemas ... eu suponho ... pois nunca monitorei SNMP em servidores. Ele deve instalar um conjunto de MIBs v1 e v2 padrao, alem de permitir que voce possa trabalhar com algum arquivo de configuracao interno para customizar as informacoes fornecidas pela maquina atraves do SNMP.

Por favor tente a instalacao primeiramente.

Com relacao ao RRDTOOL ... ele realmente e uma evolucao do MRTG, com relacao a maneira como armazena os dados ... atraves de um algoritmo round robin ... assim a base nao fica tao extensa.

A ideia de usar RRDTOOL tambem e valida ... mas voce precisara para gerar os grafico de ferramentas auxiliares como o NGR apontado no proprio site do RRDTOOL como ferramenta para automatizar o processo de geracao de grafico:

http://nrg.hep.wisc.edu/

Att,

Giuliano

Giuliano eu n utilizo um roteador. Utilizo uma máquina como proxy com squid.
Fiz alguns testescom com o MRTG, poré deu alguns erros na "TARGET", como um amigo meu utilizou o RRDTOOL e disse q ele é um sucessão do MRTG, pensei ja q vou quebrar minha cabeça pra resolver um problema seria melhor pegar uma versão melhorada do programa. Mas se vc souber como configuro de forma correta o MRTG q poder me passar eu agradeceria muito.