Re: núltiplos domínios em um Bind, mu ltiplas zonas reversas ?!?

Vamos aos detalhes.

Muitos conceitos errados aparecem quando falamos de dominio, um deles
eh que para cada dominio tem q haver uma zona reversa, coisas como:

db.foo.org.br
rev.foo.org.br

Onde o db eh a zona normal e o rev a zona reversa.

Temos que ter q a consciencia que as zonas arpa sao chamadas de
"reversa" pela populacho simplorio que nao ve grande diversao em
configurar o bind (isso foi uma piada). Na verdade o nome reverso eh
utilizado para facilitar o aprendizado. O correto seria chamarmos de
zona de enderecos internet arpa.

Sendo assim, a resposta eh: Voce precisa de uma configuracao de zona,
para cada uma que voce possua.

db.foo.org.br
db.ffo.org.br
db.ofo.org.br
db.0.168.192.in-addr.arpa (ou qq q seja a sua rede ;-)

Ai vem a segunda pergunta, e como ficara este arquivo tendo em vista
que eu tenho mais de um dominio q aponta para o mesmo endereco (vide
dominios virtuais do apache, e outros)

Existem 2 solucoes que podem ser mescladas

Solucao 1:
Apontar somente para os nomes do dominio principal.

1     IN   PTR    www.foo.org.br.
2     IN   PTR    fwg.foo.org.br.

E por ai vai...

Solucao 2:
Apontar o endereco para cada maquina de todos os dominios, mas tenha
em mente que muitos servidores de nome sao vao usar a primeira
resposta da pesquisa, alguns outros vao utilizar todos, outros podem
fazer roundrobin, e outros quem sabe, enlouquecer completamente.

1     IN   PTR    www.foo.org.br.
1     IN   PTR    www.ofo.org.br
1     IN   PTR    www.ffo.org.br.

2     IN   PTR    fwg.foo.org.br.
2     IN   PTR    fwg.ffo.org.br.
2     IN   PTR    fwg.ofo.org.br.

Espero ter ajudado.

--
Quando eu falar pra você RTFM, não fique chorando.
Vá até o google, e faça a mesma pergunta.

Antes de perguntar leia:
http://focalinux.cipsga.org.br/
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=pratico
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=apt-howto