Re: nfs e sudo: furo de segurança???

On Thu, 3 Mar 2005, Marcos Vinicius Lazarini wrote:

> Bom, mas se eu sei a senha de root, não precisa de sudo. :-)  é só fazer um
> 'su -' seguido de um 'su fulano' que o resultado é o mesmo.
>
> Pra mim, vc choveu no molhado, isto é: o sudo é pra rodar um comando sem
> precisar a senha do admin. E é isso o que aconteceu. Ainda nao consegui
> entender a sua surpresa...

Lembre-se que na minha primeira mensagem disse que estava usando NIS.
Mesmo como root na máquina cliente você teria que saber a senha do usuário
no servidor, e isto não tem como você saber.... É diferente fazer
su - rodrigo  ( aqui preciso da senha do rodrigo e não tenho como
modificar )
sudo su - rodrigo (aqui não preciso de senhas).

> Outra coisa: colocando isso no sudo, é praticamente o mesmo que dar a senha de
> root ao usuário. Existe um admin tonto o suficiente pra dar tamanhos poderes
> ao usuário (exceto no kurumin ;-))?

Sim, o próprio usuário: a máquina é dele!!

> Desculpe, mas nao consigo parar de pensar numa analogia: se vc colocar uma
> senha vazia para o root, vc vai poder logar com totais poderes de admin apenas
> digitando 'root' e apertando enter duas vezes no login prompt!
> :-)

Não coloquei  senha vazia de root, o sudo é que foi configurado para ser
NOPASSWD...

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386