lazarini@maquina:~$ sudo su - rodrigo

We trust you have received the usual lecture from the local System
Administrator. It usually boils down to these three things:

     #1) Respect the privacy of others.
     #2) Think before you type.
     #3) With great power comes great responsibility.

Password:
laza is not in the sudoers file.  This incident will be reported.

Pois é, se você é root, coloque o laza no sudoers como ALL=NOPASSWD:ALL.
Ai, você entra como rodrigo, sem conhecer a senha do rodrigo (aliás, sem senha nenhuma). Como eu disse antes, a máquina é do usuário, portanto não posso pensar em retirar o sudo...

Bom, mas se eu sei a senha de root, não precisa de sudo. :-) é só fazer um 'su -' seguido de um 'su fulano' que o resultado é o mesmo.

Pra mim, vc choveu no molhado, isto é: o sudo é pra rodar um comando sem precisar a senha do admin. E é isso o que aconteceu. Ainda nao consegui entender a sua surpresa...

Outra coisa: colocando isso no sudo, é praticamente o mesmo que dar a senha de root ao usuário. Existe um admin tonto o suficiente pra dar tamanhos poderes ao usuário (exceto no kurumin ;-))?

Desculpe, mas nao consigo parar de pensar numa analogia: se vc colocar uma senha vazia para o root, vc vai poder logar com totais poderes de admin apenas digitando 'root' e apertando enter duas vezes no login prompt!
:-)

--
Marcos