Re: X Travando

Leonardo Marques wrote:
> Opa pessoal,
>
> Consegui resolver este maldito problema.
>
> Estava com uma swap muito pequena, pois eu so utilizava o console nessa
maquina entao para nao desperdicar espaco em disc. Entao o memoria
lotava, lotava a swap e nao tinha mais onde alocar nada, por isso o X
travava. Eu mesmo dando um buffer overflow no meu sistema. :P

> Como resolver: Fazer uma swap GRANDE, um pouco mais que o dobro da sua
memoria ram.

> O X jah ta rolando aqui mais de dois dias seguidos, e tudo Ok!
>
> []s...

Humm, eu já tive algumas vezes problemas assim... Meu micro tinha 1 Gb  de
RAM, ai deixem sem SWAP. Eis que um pente de 512 se foi.. ainda  estava
com 512 Mb de RAM, um valor bem razoavel.
Mas de vez em qdo, mozilla, vmware, gcc, etc eram capazes de lotar a
memória; nessa hora, o sistema praticamente travava e o HD ficava acesso
direto. Depois de uns 2 min, o kernel matava algum processo (acho q o q
ocupava + memória - ou segundo murphy, aquele q vc ainda não havia salvo
seu trabalho hehehehe) e ai voltava a funcionar...
Depois descobri no syslog uma mensagem, falando q lotou a memória e o
kernel matou o PID xxx.