RES: [FORA DO TÓPICO] fonte de alimentação para PC

	Os problemas de qualquer fonte eletrônica que fornece tensão
contínua são os transientes, ou melhor dizendo picos de curtíssima duração.
Os componentes do computador não estão preparados para tais oscilações, e
isso não depende da entrada, por isso é comum observar que a grande maioria
de fontes atuais operam entre 90-240 volts.
	A maioria das calculadoras de carga disponíveis na internet são
muito eficientes e realistas, mas o problema, que falei antes é que uma
fonte de 400W xing-ling oferece 400W em pico, não suportando trabalhar em
regime constante nessa carga, e isso causa saturação dos componentes
diminuindo a vida útil ou algum desgaste. Por isso que você usa durante um
tempo, e depois de um belo dia ela para de funcionar, aí você testa em outro
lugar ou tira alguns dos componenes e está funcionando, mas no conjunto não
funciona mais. Falo isso por experciência própria e também por formação em
eletrônica que tenho.
	No mercado é muito raro encontrar essas fontes, mas a qualidade está
diretamente ligada ao preço, as caras são boas, assim tem várias marcas que
dá para confiar como a Zalmann, Thermaltake, TTGI, e assim vai. É
recomendado usar para uma configuração que necessite de 350W uma xing-ling
de 500W, acho que é uma alternativa mais econômica.
	Usar duas fontes é comum em muitos casemods, só que a segunda fonte
fica por conta de alimentar dispositivos menos prioritários (coolers
extras(não o do precessador), leitores de CD, disquetes, etc) e que em caso
de pane nessa segunda fonte não comprometa os componentes ligados na
primeira.
	Uma configuração boa é usar uma ATX com primária e uma AT como
secundária (por ficar ligada continuamente). Para usar uma ATX como
secundária é preciso fazer um "jumpeamento" entre os pinos 13 e 14 para
ficar ligada continuamente.

	Espero ter sido claro que o problema é eletrônico e de qualidade das
fontes.

	Falow,

Vinicius