Re: Mutt e Cia.

Oi luiz,

Em relação ao maildir eu não tenho como te ajudar... uso mbox aqui. E a não
ser que o tráfego de mensagens que você gerencie seja muito grande e/ou você
precise acessar tuas boxes via NFS ou alguma outra coisa que exiga lock,
acho que você poderia usar o mbox sem problemas. Tenho algumas mboxes aqui
que chegam aos 250 Mb, com vídeos e fotos anexos nas mensagens, e nunca tive
problemas de corrompimento.

Se você não tem um arquivo .muttrc, dê uma olhada em
/usr/share/doc/mutt/examples/, que além de excelentes arquivos rc básicos,
tem também configurações mais avançadas, como gpg e mime.

Quanto aos diretórios, o que fiz aqui foi o
seguinte: dentro da estrutura $HOME/mail, criei um diretório pra cada conta
de email. Daí, criei filtros (dê uma olhada no procmail), no seguinte
padrão: "aaaa-mm-nome-do-mailboxe" (ex: 2005-01-lista-debian-br). Isso é
legal pq dá pra localizar facilmente. Perceba que com o procmail isso já é
feito automaticamente mês a mês. Tô criando um script pra pôr no cron e no
final de cada mês dar um gz nesses arquivos. Fica tudo separado por ano e
mês.

Pra visualização de anexos, seria bom você dar uma olhada no mailcap. Depois
de uma configurada inicial, você vai conseguir visualizar qualquer tipo de
arquivo (inclusive emails html são visualizados automaticamente, usando o
elinks ou o browser que você tenha setado).

Em relação a filtragem e spam, uso uma solução muito boa! Spamassassin +
bogofilter + fetchmail + Procmail. Aqui ele pega quase todos os SPAM. Os
falsos positivos são enviados pro bogofilter, que o classifica como HAM, pra
que não aconteça o erro novamente.

Em relação ao envio de mensagens, dê uma olhada no ESMTP
(http://esmtp.sourceforge.net/). É um smtp light que uso aqui sem problemas
pra enviar a partir dos vários servidores diferentes que uso. A configuração
é bem simples...

Por fim, lembre-se de que o mutt é na verdade um MUA, o que significa que
você tem de ter em mente o tempo todo de que deve instalar uma ferramenta
pra fazer cada função. O mutt em si só lê e escreve email... O resto você
vai ter de fazer. Só que depois de configurado, duvido que você vá querer
voltar pra outro cliente. Boa sorte!

Leonardo Caldas
ICQ #801133
Linux User #194205