localizar micro via endereço MAC

Pessoal, estou com o seguinte problema. Aqui onde trabalho o switch é dividido entre 3 laboratórios, sendo assim nào posso habilitar uma vlã para isolar minha rede por ordem dos professores que tomam conta dos laboratórios.
Tenho um servidor dhcp na minha rede e tenho a lista dos endereços mac das minhas placas de rede (todas). Verifiquei no entando que pelo menos umas 10 máquinas de fora da minha rede estão pegando ip via dhcp do meu servidor e utilizando-o para navegar na internet e alguns até deram problemas por tentativa de invasão em outros servidores do campus.

gostaria de saber se existe alguma ferramenta onde eu possa identificar o sistema operacional ou qualquer outra informação da máquina pelo mac para achar onde ela está. Depois, vou bloqueá-las via iptables, mas antes queria encontra-las para ver quem estava fazendo as tentativas de invasão... Tem como fazer isso?

aproveitando, uma perguntinha: há algum comando para limpar os syslog e o kern.log? meu micro é lento e toda vez que tento filtra-lo por datas ele leva uma eternidade... gostaria de limpa-lo diarimanete.

Grato

Daniel