Re: logica estranha dos pontos de montagem (queria entender)

> :)
> Nao sou a pessoa mais indicada para responder isso, mas
> acessando /dev/sda, estas acessando o dispositivo de forma crua,
> enquanto acessando /dev/sda1, estas acessando uma particao do
> dispositivo...
> Interessante seria saber como eh enxergado essas particoes visto que
> existem varios formatos de tabelas de particao .. :)
> Outra coisa, quando se acessa um cdrom, normalmente se coloca hdc1 ou
> hdd1, nao? :) Existe 2a. particao num cdrom?

Sda é a sigla para um dispositivo scsi - "a" seria o primeiro hd scsi.
Alguns dispositivos são "enxergados" pelo Linux como scsi mesmo sem ser
por decisão dos desenvolvedores dos drivers. Isso ocorre com zip drivers
e com dispositivos usb. Parece que é mais fácil emular um scsi do que
escrever o driver próprio para cada um para ser reconhecido como ele
realmente é. Nunca me aprofundei nisso, assim não sei maiores detalhes.
Eu, por exemplo, tenho um hd pata em uma caixa externa conectado à cpu
pela saída usb e o Linux enxerga o bicho como sda1.

Hda é o dispositivo ligado na primeira IDE, como master; Hdb, segundo
hd, ligado como master da segunda IDE. Se você liga o dispositivo e ele
aparece, por exemplo, como hdd, ele está posicionado com slave da 2a
IDE.
--
Magno K - LinUser # 142.324