Configurar Servidor

Fala galera blz? Bom deixa eu falar no que eu gostaria que vocês me ajudassem,

é o seguinte, eu trabalho num empresa onde nos possuimos cerca de 30 PC´s, essas estações são compostas por sistemas operacionais windos98, windows2000 e 2 maquinas XP, o nosso servidor roda com windows2000 server, nesse servidor encontram-se uns programas que nos utilizamos para instalar nas outras maquinas, alguns programas que ficam alojados no servidor e so tem o atalho nas estações, um impressora Laser que todos aqui utilizam, um banco de dados MySQL, proxy acho que o basico é isso.

Eu tava querendo montar um servidor em Debian, para subistituir esse servidor ai, então eu gostaria de uma ajuda de vocês, de como eu deveria configurar o Debian para ser o servidor de internet, ser servidor de arquivos, que as estações se logasem no dominio que ficaria no Debian, intedem??

Então pessoal por onde eu devo começar?? hoje mesmo vou instalar o Debian 3.1 na minha maquina aqui  e espero que vocês me ajudassem nessa caminhada, me indicando quais programas instalar, algums tutorias, qualquer ajuda vai ser bem-vinda.

Bom, desculpem os erros de português q:-)
e é isso ae.....espero contar com a ajuda de vocês.

Um Abraço,

Victor Lima -xat0-