Caixa de diálogo não abre

Bom dia pessoal, fui fazer a instalação de um aplicativo e, seguindo o manual após a etapa de ler o banco de dados,
teria que abri uma caixa de diálogo, onde eu escolheria se desejo instalar o desinstalar o software.
O que está acontecendo é que esta caixa de diálogo não abre e aparece a seguinte mensagem:

maquinaxxx:/home/xxx/ocara_gestao_de_telecentro# dpkg -i ocara-1.1-2_i386.deb
Selecionando pacote previamente não selecionado ocara.
(Lendo banco de dados ... 72669 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando ocara (de ocara-1.1-2_i386.deb) ...
Instalando ocara (1.1-2) ...

/var/lib/dpkg/info/ocara.postinst: line 1: dialog: command not found

Não tenho certeza, mas isso tem alguma coisa a ver com escolher o sistema de diálogo do debconf como padrão o GNOME?
Se for, como mudo isso para que fique da forma default?
Tô falando besteira?
Se alguém puder ajudar.

Atenciosamente e no aguardo.
Léo