Sent: Thursday, December 15, 2005 3:11 PM
Subject: Resolução de vídeo no modo texto

Prezados,

Instalei o Debian v3.1 Sarge, kernel 2.6.8, em meu computador Sempom 3000+, 224MB, HDD 40GB. Após instalação básica para ambiente Desktop, utilizando o Gnome, observei no monitor do sistema que a memória estava sendo consumida em 217MB de 224MB. "Matei" alguns serviços, mas ainda sim o consumo de memória foi exagerado. Sendo assim, preferi utilizar o sistema em modo texto (do qual é de minha preferência) e instalei o Blackbox para utilização de aplicativos como o OpenOffice.

Minha dúvida é a seguinte: como faço para carregar o sistema em modo VGA de 1024x768 no modo texto, com fontes mais agradáveis, como no Slackware.

Tentei verificar o GRUB para carregar em modo VGA, mas o comando man grub não mostra como carregar o sistema em modo VGA nem seus modos de vídeo, ou seja, não retornou muita informação. Consultei o manual online do GRUB e novamente não encontrei informações avançadas, nem mesmo como carregar splashimage (do qual onde obtive informações em outras documentações).

Agradeço a atenção.

--

Hallison Vasconcelos C. Batista
hallison.vcb@gmail.com