Abrir ambiente gráfico sem usar o GDM

"Debian assim?
Olá, estou começando a usar o Debian agora, e estou com uma dúvida. Toda vez que quero usar o ambiente gráfico tenho que chamar o gdm ou kdm, mas ai para voltar para o console tenho que reiniciar o micro. No conectiva 10 eu apenas digitava kde ou gnome que o ambiente era carregado e depois eu podia fechar sem mais problemas. Como devo proceder para deixar o
Desde já muito obrigado

Pedro