Re: less

Legal.

Pelo que vi realmente é isto. Mas algum programa configurou o .bashrc do
meu home e também no que fica no /etc/skel .

Pois no .bashrc de minha máquina existe esta linha :

# make less more friendly for non-text input files, see lesspipe(1)
[ -x /usr/bin/lesspipe ] && eval "$(lesspipe)"

Mas em outras não. Portanta que pacote configurou isto ?