Re: atualizando a versão do debian

 Os relatórios do apt-get acusam a necessidade de
upgrade em mais 700 pacotes.

Não vou te dar a solução, mesmo porque não lembro agora. Ao invés, vou te mostrar o caminho das pedras.

A questão do upgrade desses 700 pacotes está ligada, obviamente, à atualização do seu sources.list . O APT enxerga vários pacotes mais atuais disponíveis, e tenta instalá-los. Você pode configurar o APT para reconhecer uma distribuição padrão - no seu caso, Sarge - e instalar somente o kernel da testing. Acho que ele para de te perturbar sobre as atualizações. Essa configuração tem que ser feita no apt.conf; acho que é isso aqui:

Apt::Default-Release "sarge";

Nunca fiz isso, mas já foi comentado em vários posts na lista. Faz uma pesquisa rápida no Google e nos manuais do APT. Só pra reforçar: depois que você definir a distribuição padrão, precisa passar um parâmetro pra linha de comando do aptitude pra poder instalar pacotes de outra distribuição (testing, pra você). Mais uma vez, pesquise os manuais: não lembro o nome do parâmetro.

Abraços,
Ivo