Re: E-mails inúteis

Eu nao ia responder, mas resolvi botar mais lenha na fogueira:

On Wed, 23 Nov 2005, catim wrote:

> Concordo e assino embaixo!
> Eu ainda acho que um dos maiores empecilhos que o Linux enfrenta são os
> "Linuxers"!
> Mas isso vem melhorando a cada dia pelo que vejo na lista e nas faculdades!
> Tomare que mude mesmo, é horrível você querer promover algo que tem como
> ponto fraco seus usuários "xiitas".

Cara, vc nao sabe como eu fico doido quando leio textos como esse acima,
*generalizando* o comportamento. E' muito claro pra mim que nao e' assim,
mas para um iniciante ou uma pessoa de fora (ex: jornalista) nada e' obvio
e tudo deve ser bem explicado, com *rigor*.
O problema, a meu ver, e' o comportamento de alguns (ou muitos, vai saber)
que acaba estragando tudo.
Existem xiitas em todos os lugares, pq so' os do linux que sao execrados?

> Mas isso vem melhorando (espero eu)!
> Como certa vez escutei de um membro da lista, via IRC, ao perguntar para ele
> se eu poderia utilizar e repassar um tutorial que ele havia feito, ele me
> disse: "Claro, conhecimento deve ser repassado." (KOV).

Quao mais facil nao seria se todos os problemas que tivessemos possuissem
solucoes completas e detalhadas, em diversos tipos de linguagem (indo de
leigos ate' super-experts) para atender todos! Em bom portugues:
'queria que a solucao caisse do ceu'.

Quem ja' tentou escrever um tutorial, artigo, etc sabe como e' super
dificil e gasta-se um tempao pra prepara-lo. Algumas pessoas tem
conhecimento e sabem resolver os problemas. So' nao tem tempo (ou vontade)
pra passar pro papel, resumindo a historia. E pra mim e' o fim do mundo
quando surgem pessoas clamando que 'os caras tao regulando conhecimento',
'sabem e nao querem ajudar', 'nao custa dar exemplos', etc. nao mexendo um
unico dedo pra tentar resolver o problema sozinhos.

O cara nao nasceu sabendo, ele aprendeu de alguma forma. Se um foi capaz,
outros tambem podem ser. Obviamente o processo pode ser facilitado com
dicas e tudo mais, mas os ingredientes paciencia pra escrever e tempo
muitas vezes sao esquecidos e/ou ignorados.

Ca' entre nos, uma das coisas mais desmotivantes que existem e' ter que
trabalhar junto com uma pessoa incompetente que nao esta' nem um pouco a
fim de aprender.

Nao tenham medo de ler paginas e paginas de texto e estudar bastante; quem
nao quiser aprender com as dicas, pague para alguem resolver o problema
pra voce.  Sempre foi assim com qualquer coisa no mundo, porque com o
computador seria diferente? (ou vc estuda mecanica pra consertar seu
carro? estuda eletronica pra consertar sua TV? Cada um tem sua area de
especialidade e atuacao)

E nao deixem de ler o e-mail do Luiz Felipe, pois ele tocou um outro ponto
fundamental.
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/11/msg01324.html

--
Marcos