Re: HD externo para backup..

* hamacker (sirhamacker@vidy.com.br) wrote:

> As gavetas de baia custam R$ 40,00, se for aquelas bem porcas sem
> ventuinhas voce consegue até por R$ 30,00. As baratinhas as vezes
> podem custar caro, pois os conectores podem não ficar firmes e ser
> desconectados sozinhos e crachar o disco.

Eu optei por um HD de notebook em um estojo. O conjunto de um HD de
40GB + estojo USB 2.0 saiu por 300 reais no mercadonegro. Além de ser
bem compacto (cabe no bolso da camisa) ele é alimentado pela propria
USB, e a velocidade do USB 2.0 é muito boa e alimenta o disco sozinha,
dispensando uma fonte externa. Funciona em windows e gnu/genericos
apenas plugando na porta USB, sendo que em máquinas com versões novas do
gnome nem montar na mão precisa, usnado a tecnologia "mass storage
device".

Caso queira baratear, a case sozinha pode ser encontrada por
90 reais, e se voce tiver contato com oficinas de notebook pode
conseguir HDs usados a bom preço.

Desta forma tenho um backup pessoal completo de meu /home, além de
programas adicionais que mantenho em uma pequena partição fat para usar
quando estou fazendo palestras e aulas usando máquinas windows, que levo
para onde eu vou, e mantenho atualizado com um script que usa o rsync
para atualizar só o que mudou no meu /home das redes onde trabalho.

Realmente compensa o preço, que não é tão mais caro assim em relação a
uma gaveta fisicamente parafusada ao micro e um HD IDE para PCs.

[]'s
--
"Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail