HD externo para backup..

Bom, como muitos estao sabendo, andamos discutindo aqui na lista algumas
estrategias para backup.. unison, rsync, dd, replicator, etc, etc..

Estou com 2 discos em minha maquina, onde o 2o. eh um clone parcial (em
nivel de arquivos) do 1o. disco.

O problema eh que isto nao me garante quando a alguns problemas, por
exemplo, em uma intrusao, o invasor poderia tentar montar drives ou
entao em caso de roubarem minha maquina, os 2 discos iriam juntos..

As perguntas:
Andei vendo uma gaveta USB 2.0 externa a um preco bem acessivel. A marca
eh Gamapower.. Tudo indica que ela eh suportada no linux, voces
confirmam?

Qual o desempenho desse USB 2.0? Li sobre 480mbit .. Eh isso mesmo? mais
rapido que o UDMA2 que minha maquina aceita? :)

Se eu pegar um disco particionado e colocar dentro desta gaveta,
conseguirei acessa-lo normalmente ou haverah problemas de geometria
exigindo um novo particionamento?

--

[]
JA Tavares