Re: help com o dd, clonando disco

On Mon, 2005-11-21 at 01:42 -0200, Marcos Vinicius Lazarini wrote:

> Muito estranho isso...
> tentou fazer as particoes destino ligeiramente maiores? tudo bem, no final
> vai faltar, mas seria interessante descobrir se a diferença é pequena ou
> grande...
> Tipo, se tiver que fazer uma partição 30% maior pra não dar espaco
> insuficiente, claramente alguma coisa está muito errada.

Lembro de ter criado uma particao alguns blocos maior, uns 3 ou 4 e
mesmo assim retornava espaco insuficiente ao escrever os dados dentro
desta particao.

> Vc não viu nada de útil nele pq não o rodou. Ele mostra o progresso da
> operação. Daria pra vc saber em que ponto ele parou. Além disso ele tem
> outros modos de operação (modo reverso por exemplo). A documentação não é
> aquelas coisas, mas um 'dd_rescue --help' ajuda.
> Meu, o negócio está apenas a um apt-get de distância, não tenha preguiça de
> usá-lo... :-)

Na verdade, eu li as man pages dele e achei que nao era worthwhile.. Na
verdade, trabalhando com dados que eu nao possuia backup, eu estava
muito cauteloso ao "brincar" com o dd, e alem disso, devido a nao ter
backup, a maquina estar 24hs up e a a companhia de energia eletrica nao
ser nossa amiga, eu estava com pressa de gerar um backup..

> O hda1 tbm é a unica partição primária... e a única não linux. Não poderia
> ter algo a ver?

O fato nao linux acho que nao tem a ver pq eu estava escrevendo a
principio hda -> hdc.. O que podereia estar acontecendo eh uma falha na
escrita da partition table na parte que define a particao estendida e
entao todas as particoes logicas dentro dela poderiam ficar com
problemas..
Mas analisando bem, com o dd hda -> hdc, eu consegui obter um resultado
onde o hdc5 hdc6 estavam com as mesmas geometrias do hda5 e hda6 e estes
nao funcionavam mesmo assim.. Serah que o "fdisk -l" lia uma coisa e o
conteudo do disco era outro?

Lembro de ter tentado usar o "cmp" (compare) sem chegar a nenhum
resultado claro ..

Penso que pode existir alguma relacao do problema do cilindro 1024 com o
dd.. Algum problema nas conversoes do lba, alguma coisa assim..

O ruim eh que fazer cada teste com 120GB levava em torno de 3hs, e meus
dados eram vitais..

--

[]
JA Tavares