Re: Mistério dos servidores x portas

Marcos,

Em 21/11/05, Marcos Vinicius Lazarini<lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:
> Algum roteador 'esperto' do meio do caminho pode estar achando que a porta
> 8000 (e a 3690) não merecem serem tratadas como meros pacotes normais e os
> derrubam e/ou modificam.

É estranho porque na verdade não é uma porta específica que está sendo
bloqueada, nem um protocolo. Quando coloquei o ssh e o http na porta
8000, soh tive problemas com o ssh (o http fica acessivel em qualquer
porta). Estou na famigerada máquina B agora e não estou encontrando
problema nenhum para utilizar ssh ou http (e na verdade há um certo
tempo que não tenho problemas). O único problema dela é com o
subversion, pelo menos por enquanto.

> O ideal seria vc colocar um programa no roteador pra registrar todos os
> pacotes que chegarem um certo conjunto de portas (gravando inclusive as
> flags tcp/ip SYN, ACK, etc) e tentar mandar a partir da máquina remota
> pacotes e observar o resultado. Fazer isso com uma certa frequencia e anotar
> os resultados. Seria interessante também anotar o resultado do traceroute do
> momento.

Não sei se entendi. Os pacotes da máquina B não estão nem chegando no
roteador. Sugeres que eu compare o cabecalho dos pacotes dos varios
protocolos?

> Uma outra opção seria escolher uma outra porta e testar....

Vou fazer isso e volto com o resultado.

> ou então, se
> possível trocar o IP da máquina B (levá-la para outro lugar, p.e.)

Infelizmente isso eu não posso fazer. Talvez fosse bom testar com uma
máquina C, dentro de uma terceira rede.

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e