Re: permissão de instalação de pacotes para usuários comuns

Em Dom 20 Nov 2005 21:54, Marcos Vinicius Lazarini escreveu:
> Instalar programas no home é uma saída, mas normalmente não é uma boa (do
> ponto de vista de segurança): quem é que fica verificando nas listas pra
> saber se foi descoberto um bug? E pior, quem vai se dar ao trabalho de
> ficar compilando as coisas de novo sendo que é só pra corrigir um bugzinho
> de nada (aqueles místicos 'arbitrary execution of code' ou 'privilege
> escalation', que ninguem sabe ao certo o que é - os usuários, claro). Isso
> é trabalho pro admin, e em máquinas debian, é trabalho pro 'aptitude
> upgrade'.
Uma das coisas que sempre me atraiu no unix, muito antes de usar o linux, foi
a possibilidade de instalar coisas no home. Me parece que caso o admin
mantenha os pacotes da máquina atualizados, o risco deve se restringir ao
próprio usuário. Aliás esta foi uma coisa de que sempre senti falta no
debian: uma maneira de instalar diretamente programas no home pelo APT.
Várias vezes acabo compilando programas para poder instalá-los no home para
testá-los. Mais do que uma simples comodidade, é possível que os usuários
sejam avançados (em universidades, por exemplo) e que realmente precisem
poder instalar programas sem ter que esperar pela disponibilidade de tempo de
um administrador.

[]s,

Tiago.