Checkinstall ou apt-build ???

 Fala pessoal !
Como estou querendo instalar um aplicativo a partir do fonte, comecei a "fuçar" no google a respeito do assunto. Bom, achei no  http://brunotorres.net/2004/04/16/compilar-programas, o que queria, (como compilar, instalar e tal) mas procurava algo para gerar os pacotes .deb. Continuei procurando e li sobre o checkinstall para gerar o pacote do aplicativo já compilado. Nesta procura eu li também sobre o apt-build, mas muito por cima.
Minha dúvida é: o apt-build gera pacotes dos fontes compilados ou estou pensando besteira ? Ou devo utilizar o checkinstall sem medo de ser feliz ?
Obrigado pela atenção !

Instale o discador agora!