entrar num domínio

Bom Dia,

Tenho uma dúvida nmeio que demente, mas enfim.
No Windows, temos a opção de participar de um domínio ou grupo de trabalho, juntamente com elas, temos também a opção de logar em um PDC. Minha dúvida é a seguinte: como faço pra um linux logar em um domínio ?

Existe um modo sem mexer com nsswitch (acho que é esse o arquivo) ou levantar um samba ?! Coisa simples que nem no windows ... vo lá e coloco: Domínio: Debian e amém ! To logando direto no domínio.
Agradeço a atenção de todos.
--
[]'s
Augusto