Re: Com o X fica muito lento...

Maxwillian Miorim wrote:
O resto do sistema fica normal, só o modo gráfico que dá um
LAAAAAAAAAAAAAAG sem vergonha.

Esses LAGs normalmente são causador por timeouts de alguma coisa. 95% das vezes é relacionado com a rede, e destes 99.9% são relacionados a DNS. Tipo, o DNS não resolve as coisas direito. O diretório /etc é cheio de arquivinhos com nomes que podem estar atrapalhando. Os que eu olharia dentro do /etc:
hosts
hostname
mailname
resolv.conf
nsswitch.conf
host.conf

Não usa nada do swap (tem 1Gb de swap parados...), o led do hd pisca
muito pouco.

Isso é um forte indício do que falei acima.

As aplicações que mais travam são o firefox e o gnome (como um todo,
porém muito mais ameno que o firefox)

OBS: as mensagens exibidas ao iniciar o gnome ou o firefox por um
terminal são normais, nada de falhas, erros e etc, apenas as mensgens
padrão (que comparei com o diff em outro computador, praticamente
iguais)

Eu nunca usei, mas acho que vc poderia usar o strace pra tentar descobrir algo. O strace é um treco pra debug, que vai mostrando as chamadas de sistema de um programa - pra coisas pequenas ele pode ajudar, mas um FF da vida é capaz de fazer centenas de chamadas....
enfim, fica a dica :-)

--
Marcos