Re: Problemas com grub após clonar hd.

On Mon, 2005-10-31 at 00:19 -0200, Tiago Meireles wrote:
> Pessoal, fiz um clone de um hd sata através do comando dd if=/dev/sda
> of=/dev/sdb, ao tentar subir o clone tem me ocorrido o seguinte erro no
> grub: "Grub Disk Error". Eu espero que esse erro seja por ter que
> reinstalar o grub na MBR, caso contrário estaria mais preocupado. Pra
> corrigir isso através de um live cd qual seria o procedimento?
>
> Aguardo orientações
>
> Grato

Cada disco possui um Volume ID gravado no MBR..
Provavelmente o grub, assim como o lilo, ignora a ordem dos discos
configurada na bios e prioriza a ordem dos discos baseado nos seus IDs..

Quando tu clona o conteudo de um disco para o outro fielmente (dd), tu
ficas com 2 discos com o mesmo Volume ID.. O lilo larga uma mensagem de
erro "Duplicate Volume ID"..

Tente simplesmente reescrever o grub ou alterar o conteudo do MBR dos
discos..

Outra possibilidade eh de haver erros na sua clonagem.. Percebi a poucos
dias que usar o dd para isso eh mais complicado que se imagina.. Fatores
externos sao grandes causadores de erro..

Dica, tente os comandos:
fdisk -l /dev/sda
fdisk -l /dev/sdb
e compare as tabelas de particoes..

Tente tambem montar as particoes de /dev/sdb e ver se consegues acesso a
todas..

Em ultimo caso, tente comparar os discos..
# cmp /dev/sda /dev/sdb

Quando voce clonou, o disco sda estava montado? Como voce procedeu?

--

[]
JA Tavares