Re: Erros do linux

Eu nao sei se esse projeto foi pra frente, mas vamos la:

Ademir Lima wrote:

    Vou falar uma coisa: conheco muita gente que odeia essas mensagens
telegráficas, cheias de 'jargões'; Eu não me importaria se elas me dessem um caminho a seguir para encontrar o problema e resolve-lo

    acha que estamos considerando o
    usuário um idiota, e deixamos ele totalmente dependente do suporte
(que nem sempre está disponível naquele instante).
O mmeio como se conseguiria enstas informações pode ser mais de um:
- Um dominio na net
- Uma base de dados em formato man
- Algumas paginas de html na maquina.

    Também conheco gente que nem lê as msgs de erro, e simplesmente para
até que alguem venha resolver pra ela. Para estas não existe muita coisa a ser feita, a não ser treinar muita gente, para que quando ela precisar tenha alguém ao seu alcance

    Agora...
    Pq não escrever direto, ao invez de erro 00010, a string 'retire o
    disquete do drive e pressione enter'?

Bom, neste exemplo seria muito simple, mas imagine um erro que precise de muito texto, como faria? Eu sei, eu sei; diga apenas o erro e mande o usuario ir correr atras, mas devemos lembra que muitas pessoas não querem ficar lendo paginas e mais paginas somente para ver seu dvd que acabou de compra.

Aqui vc caiu em contradição... e se pra tocar o dvd precisasse de muito texto? :-)

Eu nao vejo muito sentido nisso de colocar os numeros nos erros por experiencia própria. No windows já tinha um princípio disso de numerar as coisas, mas nunca me ajudou, pois eles mandavam verificar tantas coisas que era o mesmo que não ter falado nada.

    Eu sou a favor de aumentar a qualidade das mensagens de erro, e
aumentar a qualificação dos usuários.

afirmação acima.
E não acho que todos deveriam ser "feras" no computador pelo fato de o usarem, eu por exemplo gosto muito da minha moto, mas não faço a menor ideia de como mexer em seu motor; minha casa foi feita em alvenaria e mesmo que eu me dirija todos os dias para ela, não saberia como construi-la sozinho.

Bom, mas e se vc enroscar o pé no cabo de vela da moto e ele desconectar? quem conhece ZERO de moto está a pé, quem conhece um pouquinho já torna viável pedir socorro por telefone...

Eu costumo dividir os usuários em dois grupos: os que tem vontade de aprender a resolver o problema, e os outros que só querem resolver o problema. Ex: só sai som pro root. Um usuário vai atras e tenta consertar o problema, outro loga como root e continua de boa (no conceito dele foi resolvido).
No caso, o número do erro talvez fosse útil para o primeiro tipo.

    Quem nunca teve ódio da msg 'error: device is busy' ao tentar
    desmontar alguma coisa? PQP, pq o negócio já não mostra alguma coisa
    útil, tipo um comando pra tentar descobrir quem é o pilantra??

Exatamente o que estou dizendo, com uma pagina identificada a pessoa iria até ela e veria uma possivel solução para o 'error: device is busy'.

O conceito de device is busy está perfeito para o programador, mas é quase que inútil ao usuário. Talvez a interface gráfica deveria dar uma mão nesse ponto, fazendo um pouco mais do que apenas chamar o mount/umount.

    Alias, sou a favor de que sempre haja um 'guru' por perto, mesmo que
    por e-mail, para solucionar os problemas mais graves. Ele sim deveria
    entender essas msgs e dar cabo do pau. (Dar a senha de root pra quem
    não entende direito o que está fazendo é pedir pra ter dor-de-cabeça
    mais cedo ou mais tarde.... vira windows)

É, eu queria ter uma linha direta com um deles, para que ao primeiro problema eu a usasse e pronto, problema resolvido, mas o mundo não é como gostariamos que fosse né?

O meu medo é que as pessoas sempre optam pela solução mais fácil: se tem um guru por perto, pq vou esquentar a cabeça em tentar resolver sozinho o problema?