Re: Servidor Caseiro

Fernando,

Estou na mesma situação que você, talvez possamos compartilhar algumas
informações. Já consegui colocar a máquina para rodar o servidor SSH e
desbloquear a entrada para que eu pudesse acessá-la de fora. Pretendo
instalar um servidor Apache também para abrigar um website. Acho que
não vai ser grande problema.

Em 24/10/05, Fernando Lobo<fernandolobo.ucdb@gmail.com> escreveu:
> Pessoal estou necessitando montar um servidor na minha casa com ip
> dinamico...

Para isso você vai precisar se registrar em algum serviço para
redirecionamento de IP dinâmico. Basicamente, o que você faz é
registrar um nome inteligível debaixo de algum computador e atualizar
seu IP toda vez que ele for modificado.

Eu estou usando o No-ip por que achei o mais fácil de ser configurado
(alguns amigos já tinham usado e me ajudaram), mas tenho um link aqui
que indica vários outros.

http://www.technopagan.org/dynamic/

Fiquei bem interessado pelo http://freedns.afraid.org/ também. Será
que alguém tem alguma indicação dele?

> necessito configurar meu apache2 para receber conexoes
> pela 8080

Sugiro que você instale o servidor e execute-o localmente com a porta
bloqueada para acesso externo, por enquanto. Depois que você tiver
tirado todas suas dúvidas, abra-o para a rede.

Para rodar é fácil. Após instalar o apache, procure seu arquivo
httpd.conf. É deste arquivo que o servidor normalmente lê as
configurações. Lá vai haver uma diretiva Listen, que indica o número
da porta que o servidor vai escutar, é só você alterar. O arquivo é
todo comentado, ajuda bastante.

Depois de configurar a porta a ser escutada, é só rodar o servidor com
o comando `apachectl start`. Isso vai iniciar o daemon do servidor
(httpd), e sua máquina já vai estar escutando conexões. Para testar é
só apontar seu navegador para http://localhost:8080.

Isso vai abrir a página padrão do apache, de lá tem um link para a
documentação dele, onde podes tirar mais algumas dúvidas.

> juntamente com o openssl e um php4... posteriormente irei
> configurar com o tomcat... alguem tem um boa ajuda pra me dar?

Neste resto não mexi ainda, espero que tenha ajudado.

Boa sorte para nós,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e