Re: fechar portas em maquina desktop

Avalci Suzano wrote:

Em minha maquina o nmap encontrou as portas abertas abaixo que nao sei
do que se tratam. Eu utilizo um firewall que aceita a rede local,
loopback, protecao contra ataques diveros vindo da internet, nao
aceita ping, etc.
pergunto, pelo visto isso é ruim para uma maquina desktop ou seria
desnecessario?
se for ruim como faço para fecha-las e melhorar a seguranca do meu sistema?
se for desnessario, por curiosidade, como eu faco para fechar essas portas?

usuario@debian:~$ nmap -sV localhost

Starting nmap 3.93 ( http://www.insecure.org/nmap/ ) at 2005-10-25 00:28 BRST
Interesting ports on debian (127.0.0.1):
(The 1665 ports scanned but not shown below are in state: closed)
PORT    STATE SERVICE VERSION
111/tcp open  rpcbind  2 (rpc #100000)
113/tcp open  ident   OpenBSD identd
918/tcp open  unknown
Service Info: OS: OpenBSD

Nmap finished: 1 IP address (1 host up) scanned in 6.426 seconds

faca um 'netstat -nap' como root para descobrir qual PID está associado a cada porta. Pra fechar a porta, basta não iniciar o processo.

Desligue os processos que vc não precisa. Como saber se precisa ou não? Um bom método é o famoso tentativa-e-erro... :-)

--
Marcos