Novos usuários de Debian GNU/Linux: leiam

Aos novos usuários de Debian,
eu recomendaria, antes de perguntarem na lista, façam o seguinte:

Leiam http://www.istf.com.br/perguntas

Se você encontrar siglas e abreviações esquisitas, procure aqui
http://www.catb.org/~esr/jargon/html/frames.html

Visitem o site do debian e leiam a seção de documentação lá.
É muito bem escrita e específica para o Debian.

Instalem os pacotes de documentação do Debian, eu recomedaria
obviamente, os howtos em html, as páginas de manual, info, o pinfo,
que é um leitor de man e info com uma interface parecida com a do
lynx, o dwww, a linux-gazette (lg-all), man2html, rutebook, Linux
System Administration Guide, Network Administration Guide.

Leiam a documentação. A quase totalidade das dúvidas simples e boa
parte das avançadas pode ser resolvida dando uma olhada na
documentação.
Como exemplo, consegui configurar meu servidor DHCP, cache de DNS,
apache, proftpd e transformar o meu modem pra roteador só lendo
documentação que estava instalada no micro.
Não tenho nenhuma razão para acreditar ser mais inteligente que
qualquer outra pessoa aqui na lista.
Como exemplo, vou citar o que ouvi do Roxo (procurem por ele no google
e na dicas-l) - "Nunca tive nenhum problema com linux. Acontece que eu
sempre li todo o manual"

É muito melhor do que perguntar na lista, porque assim você vai
criando uma noção e um conhecimento sólido, seu, sobre o sistema.
Ninguém pode tirar isso de você e você vai se capacitando cada vez
mais. Isso é importante.

Visitem www.tldp.org tem _TODOS_ os howtos que já foram escritos até o
momento, ou no mínimo links para eles.

Outra coisa muito boa é pesquisar os arquivos da lista, através dessas páginas:
http://lists.debian.org/google.html
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/
http://lists.debian.org/search.html

Dá trabalho? Um pouco, mas compensa. Logo, logo, você terá uma ampla
compreensão do seu sistema e poderá responder as perguntas dos
novatos.

Em um ano vc já terá capacidade de resolver problemas bem complicados.

Se você leu até aqui e segui as indicações que dei, meus parabéns,
você tem paciência! Agora, vá RTFM.
--
A bandidagem vai votar pelo sim.
E você? Eu voto 1, voto não.