Fwd: [debian-rj] howto - winmodem HSP56MR

      Elaboramos um  howto para colocar em funcionamento os
famigerados  winmodems HSP56.
      Pedimos a quem tiver algum destes modems, se puderem testar o
howto e puder reportar bugs ou melhorias, blá blá blá.  ficaremos
muito gratos.

 nota: criamos um módulo para processadores da família AMD (que são os
mais comuns com essas abominações), em breve estaremos
disponibilizando módulos compilados para as demais versões do Kernel
(intel-i686, i386)
Olha só o que eu achei no Arquivo da debian-rj:

 Acho que vai ajudar quem tá tentando configurar o dito modem

Configurando Winmodem HSP 56 MR no Debian GNU/Linux

Configurando Winmodem HSP 56 MR no Debian GNU/Linux

 Por Ágney Lopes Roth Ferraz <agney(@)users.sourceforge.net>

 Alguns usuários de Debian GNU/Linux, principalmente Debian-BR-CDD tem
encontrado
 dificuldades em utilizar o WinModem HSP56MR. Pensando nisto resolvi escrever um
 mini HOWTO para auxiliar na fácil tarefa de configuração do modem. Quaisquer dú
 vidas podem ser esclarecidas por e-mail, mas dêem preferência por
tirar as dúvidas
 na lista de discussão adequada (debian-br-cdd@listas.cipsga.org.br ou
 debian-user-portuguese@lists.debian.org), pois
 podemos ter um histórico de dúvidas e soluçòes de fácil consulta.

 Agradeço a Cláudio Martinelli (Koolosh) <koolosh(@)yahoo.com.br> por ter
 disponibilizado o hardware para teste.

 Para iniciar a configuração do modem, vamos logar como root e adicionar a linha
 abaixo ao arquivo /etc/apt/sources.list:

 deb http://www.las.ic.unicamp.br/pub/debian/ stable non-free contrib

 Feito isto, vamos instalar o sl-modem-daemon e o discador:

 # aptitude update
 # aptitude install sl-modem-daemon gnome-ppp

 Durante a instalação será questionado o país onde você vai usar o
modem, selecione
 a opção "BRASIL".

 Concluida esta parte adicione ao seu arquivo /etc/apt/sources.list a
seguinte linha:

 deb http://agney.linuxhome.com.br/debian stable/

 Execute os comandos:

 # aptitude update
 # aptitude install sl-modem-modules-2.6.8-2-k7

 OBS: o único pacote com modulos que encontrei é para o kernel-image-2.6.8-2-k7,
 portanto é necessário que o procedimento seja executado com esta
versão do kernel,
 meu amigo Otavio Salvador está trabalhando para disponibilizar os
módulos para outras
 versões do kernel.

 Finalizado este processo, vamos levantar os módulos:

 # modprobe slusb
 # modprobe slamr

 OBS: se você quiser que os módulos sejam inicializados
automaticamente, execute
 os comandos (com atenção ao duplo sinal de maior >>):

 # echo slusb >> /etc/modules
 # echo slamr >> /etc/modules

 Agora basta reiniciar o sl-modem-daemon

 # /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

 Pronto seu modem está pronto para ser usado. Se você se conecta como
root, pule
 o próximo paragrafo.

 Para permitir que um usuário do sistema se conecte usando o modem
execute o comando:

 # usermod -G dialout,tty,dip,audio,video,plugdev,voice,fax,cdrom,floppy
"usuário"

 OBS: nem todos os grupos são necessários, mas são os que eu recomendaria.

 Agora basta abrir o discador gnome-ppp ir em preferências e marcar a
seguinte opção:

 "Ignorar sequencias de terminal (modo burro)"

 Isto não é um manual de wvdial, mas se você usa wvdial precisa
adicionar a seguinte
 linha ao seu wvdial.conf:
 Stupid Mode = yes

 Pronto,
 basta fazer as configurações de número de telefone, usuário e senha e
ser feliz conectando
 com seu winmodem a internet.

 Espero ter ajudado.