PCs conectados a internet via velox.

Olá ,

   Tenhos dois PCs com debian sarge, e um modem velox e um hub de 8
portas. Os dois PCs conectam-se facilmente a internet via esse modem,
ou seja, cada PC tem uma placa de rede com o cabo conectado ao hub e o
modem está conectado ao hub e a linha telefônica, assim os dois acessam
internet ao mesmo tempo. Sei que é fácil e vocês tem até o direito de
não responder , mas gostaria de saber como configuro meu /etc/hosts
para que os dois PCs se comunique via ssh e scp, pois é frustante ter
dois PCs lado a lado que entram no mundo inteiro , mas não sabem trocar
idéias , porque seu dono não é capacitado para tal façanha.

F. W. S. Lima
Departamento de Física
Centro de Ciência da Natureza
Campus Petrônio Portela