Re: Debian & USB ferrado [SOLUÇÃO]

* Bruno de Oliveira Schneider (boschneider@gmail.com) wrote:

> Márcio, me desculpe por discordar de você, mas não vi nada que indique
> isso. Também duvido que um dispositivo USB 1.0 queime o barramento
> USB 2.0. Será que você não quis dizer o contrário? O driver nas
> mesnagens de erro é o uchi_hcd (USB 1.0) o que indica que a máquina
> tem barramento USB 1.0.

Perfeito: troquei as bolas na hora de ver os protocolos listados na
mensagem, mas de qualquer forma eu tive uma das portas de minha placa
USB PCI 2.0 ao plugar um cabo de um leitor de compact flash que só opera
a 1.0. Mas refletindo direitinho, parece que pode não ter sido esta a
causa da queima.

> Bom, eu não sei explicar os sintomas descritos mas gostaria de
> comentar a frase "o Linux faz o reconhecimento de hardware sem
> consultar a BIOS". Isso não quer dizer que tanto faz a configuração
> da BIOS (como pode parecer para quem le a mensagem), pois ela pode
> habilitar ou desabilitar coisas que vão influenciar o Linux. Eu já vi
> uma máquina em que o USB não funcionava de forma nenhuma, mas passou a
> funcionar quando eu fui na BIOS e troquei o USB 2.0 para USB 1.1.

Correto mais uma vez, Professor!
O suporet a USB no kernel foi reescrito, e apesar da reescrita ja estar
madura não está livre de problemas. O que me parece é que o barramento
PCI de algumas placas mãe de qualidade duvidosa é o grande causador
destes problemas. Já perdi um notebook porque a placa de rede queimou, o
que fez com que nada no barramento PCI funcionasse.

checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.