Re: Nagios + Debian

On Tue, Oct 11, 2005 at 09:09:43AM -0300, Harlei Liguori Marcelino wrote:
>    Amigos,
>
>    alguem ai utiliza o Nagios? Instalei e estou fazendo testes (pela terceira
>    vez ja, mas sempre que comec,o pedem para parar por algum motivo :D), e
>    consegui fazer funcionar coisas simples como verificar se o servidor esta
>    no ar, se o http esta ativo, etc... mas, coisas "mais complexas" como
>    espac,o livre no HD, processos rodando, usuarios logados, etc... nao
>    consigo pegar... Dei uma olhada no apt-cache search nagios e verifiquei a
>    existencia de um arquivo client, mas nao sei exatamente para que ele
> [...]

Olá Harlei,

Alguns plugins do Nagios só funcionam "localmente" (como verificação de espaço
em disco, cpu, etc...). A solução para monitorar estes recursos (por exemplo) em
hosts remotos é utilizar a dupla: nagios-nrpe-server e nagios-nrpe-plugin.

O funcionamento é simples, a configuração vc busca na documentação =)

Basta instalar/configurar o nagios-nrpe-plugin no servidor nagios (que fará o
monitoramento de todos os recursos) e o nagios-nrpe-server em cada host remoto
que você queira monitorar por recursos.

O caminho já foi dado, basta seguir a documentação fornecida.

PS: Não envie mensagens HTML para a lista.

--
Marcos S. Trazzini