Nagios + Debian

Amigos,

alguém aí utiliza o Nagios? Instalei e estou fazendo testes (pela terceira vez já, mas sempre que começo pedem para parar por algum motivo :D), e consegui fazer funcionar coisas simples como verificar se o servidor está no ar, se o http está ativo, etc... mas, coisas "mais complexas" como espaço livre no HD, processos rodando, usuários logados, etc... não consigo pegar... Dei uma olhada no apt-cache search nagios e verifiquei a existência de um arquivo client, mas não sei exatamente para que ele serve. Gostaria de saber se eu preciso instalar ele nas máquinas "clientes" do nagios para pegar estar informações, ou se não, oque devo fazer para ter este tipo de informação... Bom se alguém puder me ajudar eu agradeço... Faço parte de uma lista do nagios, mas, é muito ruim, e demora dias para responder uma pergunta, não sei porque... Então resolvi apelar aqui já que aqui as perguntas são respondidas as fast as possible....

abraços a todos

Harlei Liguori Marcelino