Re: montagem/escrita em particao de sistema de arquivos diferente

Em 10/10/05, miguel<linux@rwx.com.br> escreveu:
> [...]
> hda5 e home:hda6) em ext3.
>
> O sarge foi instalado apos o cdd-br e com a /home dentro da propria
> particao raiz(hda3) em reiserfs.
>
> queria saber duas coisas diferentes, mas uma depende da outra:
>
> 1 - Independente do sistema de arquivos(home:ext3 e sarge:reiserfs - faz
> de conta que eh o mesmo), eu poderia dar o boot por um live-cd limpar a
> particao home do sarge(hda3), alterar o fstab forcando-o a montar a home
> no hda6 ? O que eu quero saber eh se os aplicativos, SO e outros,
> reconheceriam automaticamente o novo home ?

Se vc colocar no fstab pra ele montar o /home no hda6, sim, todo mundo
vai reconhecer o novo home automaticamente.
Note que vc pode montar quantos pontos de montagem quiser, pode
colocar pontos de montagem embaixo de outros pontos, etc... pros
aplicativos não faz a menor diferença. O importante é que eles vão
olhar dentro de /home e achar os diretórios dos usuários lá.

Ah, e pra limpar o /home do Sarge vc não precisa necessariamente
bootar com um livecd: entra no modo single (logon como root), apaga o
que tiver dentro de /home, muda o fstab e dá um boot. Simples assim.
Daria até pra fazer até sem desligar a máquina eu acho, se nenhum
usuário estiver logado, nenhum programa usando nenhum arquivo em
/home, vc baixar o X e logar como root na console.

> 2 - Outra coisa, dentro da minha configuracao, eu poderia fazer isso. Ou
> seja, ter um particao raiz(hda3) com reiserfs e escrever normalmente na
> /home(hda6) com ext3 ? Haveria alguma perda de performance ou outro
> problema ?

Pode montar filesystems de formatos diferentes (ext3, reiserfs, etc.
etc.),  um no outro que não faz diferença.
Quanto à performance... isso é inerente a cada filesystem; se bem me
lembro os testes indicam que o reiserfs tem um desempenho melhor que o
ext3, mas só por montar mais de um filesystem de formatos diferentes
não creio que haja queda de desempenho.

--
.o.     -=- Arkanoid -=-
..o     http://bertelli.endofinternet.net     <><