montagem/escrita em particao de sistema de arquivos diferente

Olah pessoal,

tenho um hd com a seguinte configuracao:
hda1	ntfs		xp
hda2	swap
hda3	reiserfs	sarge
hda5	ext3		cdd-br
hda6	ext3		/home

O cdd-br possui a /home na outra particao(hda6), as duas particoes(raiz:
hda5 e home:hda6) em ext3.

O sarge foi instalado apos o cdd-br e com a /home dentro da propria
particao raiz(hda3) em reiserfs.

queria saber duas coisas diferentes, mas uma depende da outra:

1 - Independente do sistema de arquivos(home:ext3 e sarge:reiserfs - faz
de conta que eh o mesmo), eu poderia dar o boot por um live-cd limpar a
particao home do sarge(hda3), alterar o fstab forcando-o a montar a home
no hda6 ? O que eu quero saber eh se os aplicativos, SO e outros,
reconheceriam automaticamente o novo home ?

2 - Outra coisa, dentro da minha configuracao, eu poderia fazer isso. Ou
seja, ter um particao raiz(hda3) com reiserfs e escrever normalmente na
/home(hda6) com ext3 ? Haveria alguma perda de performance ou outro
problema ?

Valew

Miguel Angelo Chagas Neumann
Linux User #252905