Re: como indicar o proxy para o apt?

On 10/10/05, Antonio Olinto <aolinto_linux@bignet.com.br> wrote:
> Olá,
>
> Estou tentando utilizar o apt-get (pela 1ª vez!) mas ele não acha os
> repositórios. Creio que isto ocorre porque ele não está utilizando o proxy pelo
> qual acesso a internet.

Existem duas alternativas: usando uma variável de ambiente ou
definindo esta opção no arquivo /etc/apt.conf. Se não me engano, o
valor da variável de ambiente terá maior prioridade caso já exista a
informação em apt.conf.

Para utilizar o arquivo apt.conf, preencha-o com esta linha:

Acquire::HTTP::Proxy "http://ip.do.servidor.proxy:porta"; ;

As maiúsculas e o ponto-e-vírgula no final da linha devem ser respeitados.

Para utilizar uma variável de ambiente, deve-se fazer o seguinte:

export http_proxy="http://ip.do.servidor.proxy:porta";

para sites http://, ou

export ftp_proxy="http://ip.do.servidor.proxy:porta";

para sites ftp://

Nota: programas como wget também se beneficiam do valor das variáveis
de ambiente.
--
Eduardo Costa Lisboa