Re: Remoção de pacotes e dependências

Em Sex 07 Out 2005 08:45, Douglas A. Bonoto escreveu:
> Ok Leandro.
>
> Um colega meu me disse que com o aptitude ele mostra algo tipo uma
> interface caracter com várias informações para o gerenciamento dos pacotes.
> Porém nos meus testes tanto o apt-get como o aptitude aparecem com a mesma
> carinha. Vc sabe se isso é assim mesmo ou o meu amigo está enganado?
O aptitude tem uma interface ncurses. Você provavelmente chama ele sempre como
se fosse o apt-get, e dessa forma ele se comporta de forma muito parecida. Se
você chamá-lo sem argumentos, você vai ter acesso à interface ncurses, que eu
acho muito útil para fazer mudanças grandes no sistema (quando é para
instalar um único pacote, é muito mais rápido usar direto a linha de comando
- aptitude install pacote).

(a mensagem continua abaixo)

> Abraços..
>
> On 10/6/05, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA
> <leandro@dutra.fastmail.fm>

Pelo que entendo, atualmente recomenda-se o uso do aptitude para quase tudo.
Até onde sei, não há nenhuma função do aptitude que substitua o apt-cache,
para as funções search (que no aptitude procura só nos nomes de pacotes, e no
apt-cache procura nas descrições curta e longa) e policy (que indica quais
versões do pacote estão disponíveis em cada repositório e qual está
eventualmente instalada).
A grande vantagem do aptitude, pelo que entendo, é um gerenciamento mais
inteligente das dependências, desinstalando-as quando não mais necessárias.

Os dois são apenas interfaces para a biblioteca APT, houve inclusive uma
discussão a respeito aqui na lista recentemente. Mas eles usam um registro
diferente para saber quais pacotes estão instalados, de forma que dá para
fazer algumas coisas interessantes. A mais útil que conheço é quando você
quer compilar algum pacote a partir da fonte, você pode pedir para o apt-get
instalar as dependências de compilação do pacote com 'apt-get build-dep', a
fonte do seu pacote com 'apt-get source', compilar o pacote, e depois rodar o
aptitude que ele vai retirar tudo o que foi instalado, que não será mais
necessário para rodar o programa.

[]s,

tiago.