Re: Bind 9

Apenas "corrigindo" algumas coisas...

On Thu, Oct 06, 2005 at 01:40:38PM -0300, Mateus Pedroso wrote:
> 1°)Você perde o cache sempre que reiniciar
Sim, se o daemon for descarregado da memória, o cache vai junto.
Porém é possível "salvar" o cache num arquivo (named_dump.db) antes de parar
o bind9 (Num sei se funciona em outras versões do bind) com o comando
"rndc dumpdb". A opção "-x" passada ao daemon do named pode "ler" o arquivo
"dumpeado" para alimentar novamente o cache. Mas segundo a própria documentação
do named (man named), essa opção só deve ser utilizada por desenvolvedores, não
em um ambiente de produção. =P

> 2°) você precisa reiniciar sim.
Que? E se eu tiver um servidor DNS com centenas ou milhares de zonas
configuradas? Vai levar um bocado de tempo pra reiniciar, tornando os serviços
de resolução DNS (e os que dependem dele) indisponíveis ou problemáticos durante
esse período.

É possível instruir ao daemon do named a "recarregar" todas as zonas ou somente
uma zona específica através do canal rndc, com o comando "rndc reload". Para
maiores detalhes: "rndc --help"