Re: psaux........

ps é um comando que você ve oque esta roando (os
processos) na sua máquina.

aux são parametro passados para ele.

Usar : ps aux ou ps -aux é o modo mais comum de se
usar  o comando ps

pelo comando ps você também pode matar um processo.

Supomos que você rode o seu xmms e ele trave , você
entra no bash da um ps -aux localiza o pid (número
do
processo do xmms) e da um kill -9 nº_do_processo.

FALOW !

OPS ! man ps