Re: LIVRO - Linux

On Thu, Oct 06, 2005 at 07:51:46AM +0300, Marcelo Castilho Manzano wrote:
>    Gente,
>
>    Tenho muita tranquera aqui em casa( um monte de placa de video som memoria
>    placa de rede uns 6 monitores......web cams.....fax modem....
>    Como nao estou a fim de jogar tudo isso fora ou dar quase de grac,a pra
>    alguem....
>    estou a fim de me esforc,ar e tentar juntar essas sucatas e montar uma
>    rede....
Ótimo,

Desde que o hardware funcione (Hehe...) e seja compatível com Linux (A maioria
dos WinModens e Winprinters são um "pé no saco" pra funcionar no Linux ou até
mesmo não funcionam (na melhor das hipóteses).

>    porem sou novo no linux e estou fazendo umas aulas com um amigo....
>    gostaria que vcs me indicassem algum livro bom que ensine como configurar
>    hardwares pra linux.....
Só serve se for um livro??
Recomendo o Guia Foca Linux (http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html) e a
documentação do projeto LDP (Linux Documentation Project), com boa parte
traduzida para nosso idioma em:
http://br.tldp.org/projetos/howto/arquivos/indice_html.html

>    existem milhoes de versoes de linux ....
Existem?? sério?? não achei que eram tantas..... rsrs
Você deve estar se referindo às "Distribuições Linux" (Não cometa essa gafe aqui
denovo senão vai levar um "Pedala Virtual..."). Existem sim mais de 300
distribuições Linux, e dentre as mais famosas encontramoa o Debian (Pra mim é a
mais famosa... =P ), RedHat, Suse, "Mandriva", etc...

Dá pra encontrar informações sobre algumas distros no site
http://distrowatch.com/ .

>    mas imagino que na hora da configurac,ao em modo texto e tudo igual.. [e
>    correto eu pensar assim.....aguardo respostas quanto ao livro......
Acha correto pensar assim? eu não acho... As coisas não são tão simples como
parecem... Acontece que sem uma interface de gerenciamento (Front-ends),
geralmente gráfica, as coisas se tornam mais uniformes. Mas mesmo tarefas
simples em distribuições diferentes, como configurar a rede no Debian e no
RedHat por exemplo, são bem diferentes.

Na verdade, o que muda são os arquivos que se deve editar, pois geralmente os
comandos relacionados são os mesmos (ifconfig para configurar a rede, por
exemplo).

Mas no geral, é bom saber as "pequenas" diferenças entre as pricipais distros,
mas compreender o que ocorre "por trás da cortina de ferro" dos scripts e
front-ends.

--
Marcos S. Trazzini