Re: [OT] Ganância e má-fé (era: compra de dell)

On Mon, Oct 03, 2005 at 01:46:00PM -0300, Márcio de Araújo Benedito wrote:

> Cá pra nós: a caixa postal da dell já tá lotada de
> mensagens desses cristãos novos falando: "olha no
> histórico da lista e usa as mensagens de lá como prova
> de má fé!"
>
> []´s
Engraçado... Eu sou ateu e ainda por cima anarquista e concordo com o Douglas
Augusto. Mas também concordo com o Márcio de Araújo Benedito. Lei é lei. Porém,
pessoalmente, eu não aprovo a atitude dos compradores de má-fé. Eu prezo a moral
e a ética porque acho que são comportamentos razoáveis e não porque tenho medo
de ir para o inferno.

Eu trabalhei durante muitos anos com comércio. Cometi erros dessa mesma natureza
e sempre arquei com o prejuízo numa boa. Sem reclamar ou me aborrecer. Muitos
clientes alertavam sobre o erro, outros calavam-se e tiravam proveito, ou
denunciavam (no caso de irregularidades). Eu não odiava esse ou amava aquele por
causa disso. Um exerceu seus direitos como consumidor, o outro preferiu seguir o
que achava correto. Essa escolha diz respeito somente a eles e a suas
conciências. Eu acho que a Dell deve arcar com os seus erros e entregar as
máquinas pelo preço anunciado. Isso provavelmente acontecerá. O que preocupa,
porém, é o modo de pensar que eu presenciei aqui: O Michael Dell é rico e esse
dinheiro não fará falta pra ele.

Um parente meu tinha um supermercado de periferia, e as pessoas roubavam ou
furtavam o supermercado dizendo que ele era rico e que o dinheiro não ia fazer
falta a ele. Alguns assaltantes chegaram a bater nele e chamá-lo de vagabundo,
dizendo para que ele "fosse trabalhar" (ele fazia carga diária de 12horas). O
supermercado fechou. Os funcionários foram demitidos. Não estou querendo dizer
com isso que a Dell vá falir por causa do erro, mas as pessoas que compraram o
PC não devem deixar-se guiar por esse tipo de pensamento. Pensar que o dinheiro
dos outros vai melhor no seu bolso é pensamento de ladrão. Você deve exigir o
seu PC porque é seu direito e não porque o Michael Dell é rico. Do mesmo jeito
que a lei dá todos os direitos ao Michael Dell de ser rico ele te dá direitos de
ter o seu PC pelo preço anunciado. Eu não comprei o PC da Dell e não me incomodo
de forma alguma com o fato do Michael Dell comer caviar enquanto eu almoço arroz
e feijão. E para quem comprou: A lei está do lado de vocês.
--

  Wake up and don't be careless, but lead a life of well-doing. He who
  follows righteousness lives happily in this world and the next. 168