Re: Script de Firewall

Tudo vai depender da sua necessidade, quero frisar aqui que não sou
administrador de rede, e se eu estiver falando alguma bobagem, por
favor, corrijam-me ;-)

Se não é necessário acessar remotamente o servidor da tua rede, pra
que liberar a porta 22 (ssh) p/ internet? a mesma coisa vale pro FTP
(21) e servidor web (80), e além disso, se não for preciso possuir
acesso remoto a tua rede, bloqueia todas as portas p/ internet, e
libera p/ tua rede interna somente as portas que precisam ser
utilizadas por nodos da tua LAN, as outras podes bloqueiar tudo.
Também podes fazer da seguinte forma, podes liberar SSH e outros
serviços nas portas que não são a padrão de cada serviço, por.
exemplo, libera o SSH para acesso remoto na porta 20022 por ex., e
assim por diante pra cada serviço, isso já te dará um pouco mais de
segurança, coloca esses serviços escutando em portas altas, pois a
maioria dos PortScans vão diretamente nessas portas padrões.

A respeito dos scripts reusáveis, vai colocando toda nova alteração
num script template e comentando tudo, depois de um certo tempo tu
vais ter um template bem robusto, daí em diante p/ cada rede que tu
precisar usá-lo, basta sair descomentando as linhas que tu quer que
sejam aplicadas ao firewall ;-)

Acho que isso de certa forma te ajuda um pouco, pois tu irá ter depois
de certo tempo um script template bastante robusto e com muitas
possibilidades de regras p/ teus firewall´s.

Era isso.

[]´s

--
Enviado por Moisés Jardim Pinheiro