Indicação de proxy e rede windows

Olá,

Acabei de (re) instalar o Debian. Da primeira vez instalei via rede e levou
7h30m. Comprei os CDs na LinuxMall para poder instalar com mais facilidade.

Tenho duas dúvidas:

1) Na instalação por CD, depois que o Debian scaneia os CDs, ele tenta conectar
a rede para testar fontes apt. Como estou conectado via proxy, ele não consegue
a conecção. O problema é que tenta algumas vezes, o que toma um bom tempo e
depois ainda "reclama". Há alguma forma de indicar o proxy ou de pular esta
etapa? Quando instalei pela rede ele perguntou pelo proxy.

2) Após a instalação vi que o Debian não localizou a rede Windows a que estou
ligado. Na instalação anterior ele havia encontrado automaticamente. No Gnome
fui em Aplicações / Sistema / Rede guia Geral e tentei "Habilitar rede Windows"
mas recebi a mensagem que o suporte a SMB não está instalado. Provavelmente
esqueci de selecionar algumas das opções de instalação. Como posso instalar o
Samba para habilitar esta opção?

Muito obrigado!!!

Antônio Olinto

WebMail Bignet - O seu provedor do litoral
www.bignet.com.br