En: Linguagem de programação.

Olá Zandre,

Quanto a linguagem de programação existe uma boa
quantidade de opções, e a própria lista já está
indicando, porém sugiro que faças uma reflexão
sobre o argumento:

"não quero deixar a fonte do sistema aberto para
meu cliente."

considerando que o próprio Debian, como GNU/Linux,
é de código aberto.

Eu acho que você é livre para decidir o que fazer
com o teu código, porém, cuidado, o teu argumento é
exatamente o mesmo que o proprietário do sistema de
você está querendo deixar tem por princípio.

Se este assunto te interessar sugiro uma leitura em:

http://debian.org/intro/free
http://www.gnu.org/philosophy

[]s.

Alexandre