RESOLVIDO: Virtua: DHCP com Sarge

Todos que responderam passaram perto da solução, mas o Marcos acertou em cheio (transcrevo seu texto abaixo). A questão diz respeito à liberação do IP pelo sistema quando do shut-down. Em resumo, a solução que testei e funcionou perfeitamente é:

no Debian: substituir o dhcp-client pelo dhcp3-client.
no Windows: antes do shutdown, dar o comando "ipconfig /release"

	Em tempo: a técnica de desligar o modem durante uns poucos minutos em substituição ao procedimento acima, não funciona, ao menos comigo (foi exaustivamente tentada).

Cordiais saudações.

G.Paulo.