Re: apt-get X aptitude (synaptic = front-end)

Em Seg, 2005-09-19 às 21:26 -0300, Gustavo Noronha Silva escreveu:

> O apt-get e o aptitude também são 'front-ends' para o apt. APT é uma
> biblioteca compartilhada. O Synaptic não chama apt-get internamente, se
> é o que você achou que 'front-end para o apt' queria dizer =).
>
> Abraço,

Sempre achei que o apt executasse os comandos "apt-get" diretamente
(formando assim um front-end). Se ele faz as chamadas diretamente às
bibliotecas, deixa de ser um front-end, certo?

Se partirmos desse ponto de vista, qualquer software que interaja
conosco é um front-end pra alguma coisa.

Na man page do synaptic diz que ele é um frontend para o "APT", mas
também diz que "serve pra fazer a mesma coisa que o apt-get na linha de
comando, só que através de uma interface gráfica", veja:

--
"
DESCRIPTION

Após fazer um ltrace no synaptic percebi que ele realmente faz chamadas
às bibliotecas libapt-pkg-libc6.3-6.so.3.10 e
libapt-inst-libc6.3-6.so.1.1 (Debian sid no meu caso).

Posso concluir o seguinte: Ou estou errado na questão de "o que vem a
ser um front-end" ou a documentação do synaptic vacilou nesse ponto,
provavelmente foi desenvolvida na época em que o synaptic ainda era um
"front-end" p/ o apt-get (Nos tempos de conectiva, criadora da
ferramenta).

Comentários são bem vindos, pois agora eu quem fiquei em dúvida.

--
Marcos S. Trazzini <mstrazzini@gmail.com>