[FORA-loooongo] Contribuicoes para o Debian

Ha algum tempo penso em disponilizar toda minha pesquisa em linux na forma de tutoriais na rede. Porém, grande parte dela foi retirada da propria Internet. Neste caso, a contribuicao real seria no sentido de adequar estas soluções a distribuição que uso (Debian) para que outros não fiquem batendo cabeça. Ex.: Intalação da placa de video Nvidia quando não era suportada e o pacote disponível no site do fabricante era rpm. Lendo alguns tutoriais e na forma de "tentativa e erro" consegui instalar. Porém, hoje, isto não e mais necessário, já que além do suporte, temos zilhões de tutoriais a respeito. Indo direto ao ponto G (geral), quero dizer que deva existir uma maneira mais fácil e construtiva de disseminar a informação. Para que fazer um tutorial onde já existe um quase idêntico disponível na rede? Aprendi muito com esta lista e com os tutoriais, rau-tu e pesque-e-pague da vida, só que ao mesmo tempo percebo que vários assuntos dentro da lista vão e voltam, e todo novo integrante pergunta algo que já foi discutido por ignorar a existência de um histórico. Sei também que alguns "como fazer" mais confundem do que esclarecem e muitas vezes não passam perto da resolução do problema. Todo esta energia gasta nestes casos, inclusive aquelas idiotamente perdidas em discussões sem sentido, poderiam muito melhor ser empregadas informando e esclarecendo assuntos com real importância. O linux é o que é hoje graças a muitos colaboradores e a forma descentralizada de colaboração. Acredito que podemos fazer o mesmo para o Debian-Português-Brasileiro-Iniciante-Intermediário-avançado-fuçador, empregando de uma maneira melhor o esforço de ajuda mútua (longe de mim desmerecer atuais iniciativas como Debian-CDD, o qual admiro). Como? Não sei direito. 1) Para os novos integrantes, um e-mail automático de como se usar a lista, consultar o histórico, fazer perguntas e um link para algum netiqueta (assim como fizeram comigo); 2) um local na web (wiki, sei lá) onde as informações específicas para a Distro Debian possam ser agrupadas, guardadas e consultadas (vi um faq do ubuntu muito bom), além de informações mais gerais como o Foca-linux. A idéia é um só lugar para pesquisa e contriubuição (esta idéia foi colocada a pouco tempo nesta própria lista); 3) as duas anteriores estão corretas. Será possível ? Gostaria de deixar claro que este e-mail serve apenas para leitura e divagar sobre o problema mentalmente, e não para se estender o problema nesta lista. Peço desculpas pela ocupação do espaço.
Inté
Marcelo