Conectar vivo zap usando wvdial

Esta é minha colaboração para aqueles que estão (ou estavam e desistiram ;-D )
a dias tentando utilizar o o serviço 'zap' da vivo.

[ ]'s

#include<disclaimer.h>
ESTE ARTIGO FOI ESCRITO NO ESPÍRITO DE COLABORAÇÃO COM A COMUNIDADE,
O AUTOR NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO DE QUALQUER ESPÉCIE CAUSADO
PELO SEGUIMENTO OU NÃO DESTAS INSTRUÇÕES.
Em outras palavras: se der @%*#&@, não vem encher meu saco!!

AVISOS:
--Texto após um "#" e entre aspas significam comandos executados como root
(sem aspas, hein!!).

--Esse processo foi realizado em um Debian Sarge 3.1,
os passos podem ser um pouco diferentes na sua distribuição.

--É (óbvio!!) necessário que o sistema pcmcia do seu "notebook ou sei lá o
que" esteja funcionando corretamente,
se não arrume e depois volte à este artigo.

--É necessário também o pppd instalado.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se tu tens uma placa Growell iCard800 CDMA 1XRTT,
Também conhecido como 'Vivo Zap', além do tradicional pppd,
pode utilizar também o wvdial, um discador de modo texto muito bom,
que apesar de não ter tooooooodas as opções do pppd, lhe salvará muitos fios
de cabelo com sua facilidade de uso.
Digo isso por experiência própria, passei dois dias tentando me conectar com
um hardmodem USR 5610 usando o pppd, após instalar o wvdial,
foram meros 15 min até estar confortável e silenciosamente conectado ;-)
A placa em si não tem nada de mais, é um hardmodem que efetua uma discagem
dial-up  (redundante? eu sei, mas não me vem à cabeça termos melhores para
descrever a operação).

A coisa toda é bem simples:

0-
ESQUEÇA O MANUAL QUE VEM NO CD
É um lixo, escroto, inútil e insultante.

1-
Abra um terminal como root:
Digite:
"#tail -f /var/log/messages"
Isso mostrará o dispositivo ao qual foi conectada a placa.
(Geralmente /dev/ttyS0).

2-
Insira a placa.

-3 Dê o seguinte comando:
"#setserial $dispositivo_do_modem irq $irq_do_modem baud_base 115200"
( Se nao tiver o setserial instalado, "#aptitude install setserial" )

4- instale o wvdial:
#aptitude install wvdial

Quando terminar o download, o debconf irá chamar o wvdialconf,
que tentará configurar a conexao automaticamente,
( se não acontecer, faz tu mesmo: "#wvdialconf".)
O wvdialconf vai te pedir nome de usuário, número de discagem, senha, etc.

O nome de usuário é assim:
$codigo_ddd$numero_da_conta@vivozap.com.br

No caso aqui no RS ficaria assim:
5198765432@vivozap.com.br

O número de discagem, (pelo menos aqui no RS,
mas deve ser o mesmo em todo o Brasil)
é #777 (não é comando, é assim mesmo) quando tu estiveres na tua área de
origem, e #778 quando estiveres em roaming.

O Arquivo de configuração ( /etc/wvdial.conf ) ficará parecido  com isso:

<wvdial.conf>

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyS0
Baud = 115200
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 "E mais alguns  comandos que eu não me lembro"
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem
Phone = #777
Login = $nome_de_usuario@vivozap.com.br
Username = $nome_de_usuario@vivozap.com.br
Password = $senha

</wvdial.conf>

5- Pronto.
Agora é só se conectar.
"#wvdial", ou "#wvdial &" para mandar o wvdial para background.
'Ctrl+c' para desconectar, ou "#killall wvdial" se estiver em background.

NOTAS:
A conexão em si parece ser boa, baixando cerca de 20MB,
 manteve-se entre 10 e 14KB/s.
O único problema é o preço e o limite de tráfego: 120MB/mês.
A placa é um pouco "manhosa",
as vezes é necessário tem 3,4 vezes até conseguir a conexão.
Há um programa chamado 'kwvdial', que nada mais é do que uma interface gráfica
em QT para o wvdial. Ao que parece, precisa ser portada para QT3.x,
vou dar uma olhada nisso.

Escrito por Fabrício "segfault_rb" Cannini
2005-09-19

Dúvidas:
segfault.br@gmail.com

PS para o Kov:
Sim, é no notebook de quem tu tá pensando que eu fiz isso! ;-D

Novo Yahoo! Messenger com voz: ligações, Yahoo! Avatars, novos emoticons e muito mais. Instale agora!
www.yahoo.com.br/messenger/