configurar proxy em modo texto

Olá pessoal.

Tenho um servidor debian que distribui internet em uma sub-rede em uma firma. Ele seria um gateway do gateway principal entendem?
Acontece que essa rede tem um proxy e eu queria utilizar o apt-get, mas preciso configura-lo pra utilizar o proxy. Achei no google essa linha pra acrecestar no apt.conf

        http
        {
        Proxy "http://IPdoProxy:3128";;
        Proxy::oberon "DIRECT";

        Timeout "120";
        Pipeline-Depth "5";
        };

porém, o proxy daqui utiliza usuário e senha. Como faço pra deixar configurado o usuário e a senha pra conseguir utilizar o apt-get em modo texto?

OUtra dúvida, tem como eu direcionar a internet pro pessoal sem que eles tenham que colocar toda hora o usuário e senha no browser pra navegar? Quero dizer, tem como deixar que o servidor faça isso a cada pedido de conexão e envie o sinal direto para o micro, sem ter que configurar o proxy em todos os browsers?

grato

Daniel